sábado, 28 de junho de 2008

7 Empresas controlam a produção de alimentos no mundo... A necessidade humana privatizada - "Você pode comer dinheiro?"

Os sete MiToS mortais da Agricultura Industrial

Com refutações claras e diretas, de forma sintética, os sete mitos centrais da agricultura industrial.

1 – Mito - "A agricultura industrial vai alimentar o mundo inteiro"
A verdade: A fome no mundo não resulta da falta de alimentos, mas sim da pobreza e dos sem-terra, situação que nega o acesso à alimentação. Na realidade, a agricultura industrial aumenta a fome no mundo ao fazer subir os custos da lavoura, ao expulsar dezenas de milhões de agricultores das suas terras de cultivo e ao incrementar sobretudo, as exportações de lucros elevados e as colheitas faustosas.
.
2 – Mito - "Os alimentos industriais são seguros, saudáveis e nutritivos"
A verdade: A agricultura industrial contamina com pesticidas os legumes e as frutas, introduz bactérias perigosas nas alfaces e coloca no leite hormônios de crescimento geneticamente processadas. Não é, pois, surpreendente que estejam a aumentar o cancro, as doenças provocadas pelos alimentos e a obesidade.
.
3 – Mito - "Os alimentos industriais são baratos"
A verdade: Se aduzíssemos os custos efetivos dos alimentos industriais, os seus custos sanitários, ambientais e sociais, aos preços correntemente praticados pelos supermercados, nem sequer as pessoas mais ricas os poderiam comprar.
.
4 - Mito - "A agricultura industrial é eficiente"
A verdade: Os pequenos agricultores têm mais rendimento agrícola por área cultivada do que as grandes empresas. Além disso, propriedades maiores e menos diversificadas requerem muito mais investimentos mecânicos e químicos. Estes investimentos, que aumentam constantemente, estão a devastar o ambiente e tornam estas unidades de produção muito menos eficientes do que as propriedades menores e mais sustentáveis.
.
5 – Mito - Os alimentos industriais dão mais opções.
A verdade: Aquilo que o consumidor efetivamente adquire no supermercado é uma escolha ilusória. A etiquetagem nem sequer nos diz que pesticidas se encontram nos alimentos que compramos ou que produtos foram geneticamente processados. Mais: o mito da escolha disfarça a perda trágica, causada pela agricultura industrial, de dezenas de milhares de variedades de sementes.
6 – Mito - "A agricultura industrial beneficia o meio ambiente e a vida selvagem"
A verdade: A agro-indústria constitui a maior ameaça singular à biodiversidade da Terra. As técnicas de lavra, plantio e colheita sobvedação dizimam os habitats de vida selvagem, ao mesmo tempo que o emprego maciço de químicos envenena o solo e a água, aniquilando incontáveis grupos de plantas e animais.
.
7 – Mito - "A biotecnologia solucionará os problemas da agriculturaindustrial"
A verdade: As novas sementes biotecnológicas não só não solucionarão os problemas da agro-indústria, como os irão agravar, pondo o poder do abastecimento mundial de alimentos nas mãos de um punhado de enormes empresas. A biotecnologia destruirá a biodiversidade e a segurança alimentar, expulsando das suas terras os agricultores auto-suficientes.
.
--//--
.
Extraído de Fatal Harvest: The Tragedy of Industrial Agriculture, obracoletiva sob a direção de Andrew Kimrell, Island Press, Chicago, 2005
(www.islandpress.org)
O fim do agricultor... destruido e substituido por máquinas, químicos, venenos e cifras vorazes e devoradoras de homens!

Um comentário:

Ynot Nosirrah disse...

Amei seu blog. Aqui revelam-se verdades que deveriam ser reveladas a todos. Voltarei sempre. Conheça o meu também, por favor.

http://conscienciaacademica.blogspot.com/